domingo, 31 de março de 2013

Restaurantes em Paris

Agora, vamos aos restaurantes a que fui e recomendo:

- La Crêperie des Canettes me foi recomendado por duas pessoas que nem se conhecem! Isso só pode ser bom sinal! Uma delas é a minha irmã, que chegou a escrever aqui no blog sobre ele, e a segunda foi a Luciana, a quem confio cegamente meu paladar.
O restaurante é pequenininho e simpático, mas nem precisamos esperar para sentar (era uma sexta, por volta das 15h, depois de termos nos acabado na Uniqlo).
Pedi uma galette (a "crepe" salgada) de chèvre + tomate, e o HK pediu uma de mussarela + tomate + manjericão. Estavam ótimas - leves e recheadas na medida certa (odeio aquelas coisas com tanto recheio que você engasga).  Para beber, pedimos sidra (chega de preconceito!!!). De sobremesa, dividimos uma crepe com manteiga e limão - bem levinha.

A conta total ficou EUR 26,50 + gorjeta.

10, rue des Canettes, St. Germain-des-Près - tel. +33 1 432 6 27 65. Vale a pena anotar porque você certamente passará por perto em, pelo menos, um dos seus dias de Paris. E... não, não é qualquer crepe que é boa em Paris...

(li em vários lugares que a "melhor crepe de Paris" é servida lá no Breizh Café, no Marais. Infelizmente, não tive espaço no estômago para comer e ficou para uma próxima vez... mas vale anotar e, se você for, escreve aí um comentário me falando o que achou, por favor)

- Para um bistrô parisiense autêntico e correto, recomendo o Chez George (que acho que não tem site), que me foi indicado pela Zenilda, minha amiga do banco. Ela foi a Paris ano passado e jantou lá no dia do seu quinto (??) aniversário de casamento! **suspiro**
Ambiente um tanto menos turístico (i.e. mais formal) e largamente frequentado por business people (claramente muitas mesas eram formadas por colegas de trabalho jantando juntos, vindos direto do expediente) - era uma terça-feira.
Fui de coeur de boeuf com fritas (EUR 29), enquanto HK pediu o côte d'aigneau com vagens na manteiga (EUR 27), ambos deliciosos, suculentos e em ponto perfeito! As minhas frites estavam sequinhas e crocantes por fora e carnudas por dentro. Muito boas.


De sobremesa, pedimos a baba au rhum (EUR 11), que, apesar de ser um clássico, nunca havia experimentado na vida. Trata-se de um pão parecido com uma brioche, embebecido com uma calda de laranja e rum à volonté, acompanhado de crème fraîche. Não diria que virei , mas é interessante: por causa do rum, é sobremesa E digestivo ao mesmo tempo!! 
Francês é um povo prático mesmo, né?!!

Agora... o que foi tudo-de-bom mesmo neste restaurante foi o atendimento. Quando fomos pedir a sobremesa, a garçonete (todas elas, senhoras, trajadas com vestidinhos pretos de manga comprida e aventais brancos!) deu o cardápio em inglês pro HK, entregou-me o em francês e disse "pour vous, la carte en français parce que vous parlez très bien"!!!!

Passagem para Paris: US$ 790
Jantar no Chez George: EUR 77
Ter seu francês elogiado por um(a) parisiense: NÃO TEM PREÇO!!!

Hahahahaha!

Óbvio que caprichamos na gorjeta! 

1, rue du Mail, Bourse - tel. +33 1 42 60 07 11. Bom reservar antes. Cheguei e encontrei mesa, mas era a noite de uma terça-feira em que nevou O DIA INTEIRO... Se não tiver a mesma "sorte" que eu...

- Fugindo um pouco do tradicional francês, pertinho de casa, na Rue Saint-Denis, encontramos a Dim Sum and Co, que estava sempre abarrotada de chineses (ótimo sinal!). 
Pedimos 3 porções de dim sum e, para beber, suco de pobá!!! Estavam superbons, dignos de Ping Pong!! Mas pela metade do preço - EUR 24,50 a conta total!!!

170, rue Saint-Denis. Para quem estiver pela região... não iria até lá só para comer dim sum.

- Outro clássico francês não-francês é a Passage Brady, cheia de restaurantes e lojas indianas. Dentre tantos restaurantes, acabamos escolhendo o Taj Mahal por acaso.
Comemos um curry de frango super cheiroso, temperado e saboroso e, de sobremesa, fomos de gulab jamun, um bolinho a base de queijo, superbom e diferente do "meu norma"! Gostei muito!!

A conta total deu justíssimos EUR 29,50.

Aqui, também, fui surpreendida pelo serviço - quem nos atendeu (superbem) foi um moço (ele me disse seu nome e tentei ridiculamente repeti-lo umas duas vezes, antes de finalmente desistir...!) de Bangladesh, que estava em Paris a estudo (fazia o master em Administração) e, durante o dia, trabalhava de garçom para somar à bolsa.
Adorei essa história!

Passage Brady, entre a Rue-du-Faubourg-Saint-Martin e o Bvd. Strasbourg, perto da estação Château d'Eau.

- Para finalizar, minha recomendação-blaster é o La Cigale Récamier (também sem site). É minha recomendação "blaster" porque, de todos os restaurantes a que fui, este é o único sem similares por  aqui (e sem filial no Japão - hahaha!). Felizmente, de forma geral, a comida de bistrô parisiense está muito bem representada no meu querido Le Jazz (com a vantagem de não ter que mover a mesa para se sentar, de tão juntas que as mesas são uma da outra).

O Cigale é especializado em soufflé (teoricamente, "o melhor soufflé de Paris") - lindos, altíssimos, fofíssimos e levíssimos!!

Enquanto HK pediu comida "de verdade" - steak ao molho poivre com batatas assadas, eu fui de soufflé pequeno de camarão com molho thai. Pedi o pequeno por achar que o tamanho da porção seria meio exagerado, mas errei feio - o soufflé pequeno é pequeno mesmo - um ramequin de uns 8cm de diâmetro!



Enquanto já estava dando graças a Dieu por ter comprado umas bolachinhas na Monoprix, mais cedo, chegou a sobremesa - um ramequin enorme (era o tamanho regular) de soufflé de caramelo com flor de sal (carro-chefe da casa), fabulosamente fabuloso!!!


(apesar de "fabulosamente fabuloso", é meio enjoativo - quando for, faça o contrário do que fiz - peça o regular salgado e o pequeno doce. Será bem mais feliz!)

Os soufflés salgados pequenos custavam cerca de EUR 10,90, enquanto os doces regulares custavam por volta de EUR 11,50. A conta, sem vinho, ficou EUR 63,50 + gorjeta.

Algumas coisas me chamaram a atenção neste restaurante:
1) quando fizemos o pedido dos pratos principais, a garçonete educadamente nos pediu que, se fôssemos pedir sobremesa, que o fizéssemos naquele momento... Fiquei pensando no coitado que pede os dois, exagera no prato principal e mal consegue ver comida na frente quando chega a sobremesa... ou pior: o pobre que acha que não quer sobremesa e vê posteriormente, pelas mesas vizinhas, que cometeu um erro infame ao ignorá-la... será que ele fica a ver navios??
Só sei que mal deu tempo de suspirar entre o prato principal e a sobremesa... Não gosto disso, parece que o restaurante está se esforçando para se ver livre de você o quanto antes... mas... sei lá. Lost in translation, talvez?
2) uma das mesas estava acompanhada de uma doce cadelinha super comportada e silenciosa! Adoro isso na Europa - como a grande maioria dos lugares é dog-friendly - encontramos cachorros em absolutamente todos os lugares, desde praças de alimentação, restaurantes, metrôs...! Queria poder levar o Theodoro nos meus restaurantes favoritos, também!!

4, rue Récamier, St. Germain-des-Près - tel. +33 1 45 48 86 58. Reserva altamente recomendável (falam em inglês ao telefone).

Fotos: Fernanda I. e Helio Kwon

Nenhum comentário:

Postar um comentário