segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pequim - restaurantes!

Devo confessar que não fui muito aventureira na China... mas é que li tantas dicas interessantes que preenchi praticamente todas as minhas refeições!
Olha só:

- Din Tai Fung
É uma rede taiwanesa de dim sum (que minha amiga Fabiana F. me explicou que é basicamente tudo que vem em porções pequeninas), detentora de nada menos que 1 estrela Michelin!
Os dumplings são feitos com uma massa tão, tão fina que chega a ser translúcida, mas que não rompem, mantendo todo o caldinho lá dentro! Os recheios são muito saborosos e delicados! O sticky rice consegue ser melhor que o do meu querido Ping Pong.



Shumai
Mandjuzinho recheado de doce de feijão
É tudo muito gostoso!
A gente gostou tanto que foi duas vezes!
Cada vez saiu em torno de RMB 210 (BRL 110) por casal.

- Palms LA Kitchen
Este restaurantezinho, que fica convenientemente localizado em um hutong, foi dica do TripAdvisor. Meio que me dei conta que seguir o TA em Pequim não necessariamente te levará às melhores cozinhas da cidade, mas certamente às que os atendentes falam melhor inglês. Não que a comida deste restaurante seja ruim (não mesmo! É BEM boa!), mas todas as pessoas ao meu redor eram turistas, e a dona (que também atendia o salão) falava o melhor inglês que ouvi por lá.
Anyway, o Palms L.A. Kitchen serve comida fusion coreana e mexicana (existe coisa mais L.A. que esta???) num salão super charmosinho:


Burrito

Ótima pedida para quem quiser fugir um pouco dos temperos chineses. Os sabores são frescos, o tempero é muito gostoso, a combinação funciona super! Recomendo!
Acho que gastamos por volta de RMB 100 por pessoa (BRL 50).

- Hai Di Lao
Foi o lugar que escolhi para comer hot pot, um prato típico da região de Sichuan que eu nunca havia experimentado.
Os atendentes mal falam inglês, mas nem precisa - eles são tão simpáticos e fofinhos que vão te mostrando o que precisa ser feito/ como você deve comer.

Você deve:
1) escolher se quer o caldo branco, o vermelho ou ambos (pedimos ambos - o vermelho é tão, mas tão apimentado, que mal tocamos nele... experimentamos uma vez somente e deixamos de lado);
2) escolher quais acompanhamentos quer (pedimos carne bovina, cordeiro - nosso favorito!, camarão, peixe e verduras - você paga adicional por cada porção que pede) - não deixe de pedir o macarrão, porque um cozinheiro vem abrir a massa na frente da mesa, jogando e virando a massa pra cima e pra baixo! É um show!;
3) ir até o buffet para fazer seu próprio molho, como bem preferir (gostei da base de gergelim);
4) esperar caldo ferver (eles trazem os caldos em rechauds fundos e ligam o fogo da mesa);
5) escaldar as carnes, aos poucos, até cozinha-las, molha-las no seu molho e comer!;
6) ser feliz!;
7) pagar a conta e ir embora!

A conta saiu RMB 230 (cerca de R$ 120) para duas pessoas. Bem fair.

- Duck de Chine
Foi o lugar que escolhemos para comer o famoso Pato de Pequim!
Fiquei bem em dúvida entre este e o tradicional Da Dong, mas este review me ajudou a escolher pelo Chine (este artigo também é bem interessante para quem estiver na dúvida). Depois, "descobri" que o Chine tem um Q francês - utiliza algumas técnicas ocidentais e quer ser mais "sofisticado". Mesmo sendo purista-chata, não me arrependi da escolha.

O restaurante é super bonito (deve ficar especialmente romântico à noite) e fica no 1949 - The Hidden City, uma espécie de galeria a céu aberto, cheio de restaurantes e barzinhos charmosinhos.
Eles fazem o próprio molho hoisin (de lembrar pro resto da vida), cortam o pato na sua frente (muito ágil! Incrível!) e também servem dim sums maravilhosos!


O Pato, na hora do almoço (RMB 188), sai bem mais barato que no jantar (RMB 268). Com o dim sum e as bebidas (não alcóolicas), a refeição saiu RMB 340 (BRL 180) para duas pessoas.

- Black Sesame Kitchen
Este restaurante é um dos mais bem cotados no TripAdvisor. Imagina o tanto de turista que tem lá, né... hahahaha! Apesar de ser super tourist-trap, gostei muito da experiência e recomendo! É um menu degustação de 10 pratos típicos chineses, todos feitos lá mesmo, ao vivo, por tiazinhas chinesas que não falam um "the" em inglês. Os clientes (14, por noite) sentam-se em uma grande mesa comunitária e, incentivados pela cerveja chinesa e vinho australiano servidos à vontade, conversam animadamente sobre suas vidas, hábitos, culturas, passeios em Pequim etc.
Gostei muito das pessoas que nos fizeram companhia aquela noite - em especial, uma mocinha chinesa (morava em Pequim), engraçadíssima e super tagarela, que tirou todas as nossas dúvidas sobre a vida em Pequim e sobre a visão chinesa sobre vários temas.

"Pan fried dumplings"
"Fried shiitake mushrooms"
"Black pepper beef" - este estava ótimo!!
"Five-flavored eggplant" - este estava ótimo, também!
"Red braised pork" - este foi meu prato favorito!
"Sweet and sour lotus root" - bem sem gracinha este...
"Shrimp with carrot and cucumber"
"Asparagus with Goji berries"
Panelas no espelho pendurado no teto
"Kumg pao chicken", ou o famoso Frango Xadrez
"Candied bananas with homemade black sesame ice cream" - nossa famosa banana caramelizada!
A refeição, já com bebida inclusa, saiu RMB 300 por pessoa (BRL 160). BEM caro... especialmente para os padrões pequineses.

Com exceção da Wangfujing Snack Street, quase não vi barraquinhas de street food na rua. Perto das atrações turísticas, há "carrinhos", como os que a gente vê aqui no Brasil, vendendo besteirinhas e iogurte, que fica lá, faça chuva, faça sol, sem refrigeração... Não entendo como as pessoas não passam mal (ou passam?).
Compramos besteirinhas no 7-Eleven, também, que está presente em peso na Ásia inteira.

Para chegar aos restaurantes (e a todos os outros lugares da viagem inteira), usamos muito o app Pocket Earth (só disponível para iOS), que eu sempre uso nas minhas viagens. É um mapa offline de ruas, onde você pode previamente 'pin' lugares e atrações - e ainda dá para colocar comentários etc. Acho mais fácil de usar que o Google Maps. Não vivo sem!

Uma ótima fonte de inspiração e informações gastronômicas é o The Beijinger, uma espécie de Zagat pequinês. #ficaadica

Fotos: @autoindulgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário