quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Post das comidas de Israel - finalmente!!

"Bom, vou pular pra parte da comida, antes que minha irmã me mate. O que se vê nas ruas de Israel lembra muito o que nós conhecemos como comida árabe: kebab, shawarma, as baklavas de pistache, e os doces com tâmaras. Ah, pra mim, a cara de Israel é uma fruta: Romã!!! Em qualquer esquina, você encontra suco de romã, que eles espremem na hora. É doce e azedinho, ao mesmo tempo. E dizem fazer bem para tudo! ;o) Eu gostei muito (principalmente porque naquele calor, você TEM que se hidratar SEMPRE!). Ah, e hummus! Os caras amam hummus! E falafel!


Vou listar as coisas (e lugares em) que mais gostei de comer em Israel:

Vegetariano “all-you-can-eat” de Jerusalém: durante o tour “Holy City”, tivemos que parar para almoçar já perto da Via Dolorosa, e todos topamos com a sugestão de um vegetariano all-you-can-eat do guia. Não nos arrependemos mesmo. Além de mega barato, foram os melhores falafel e hummus da viagem, na minha opinião... O problema, agora, vai ser o nome... Ahhhaaaannn! Achei uma foto! Eu acho que o nome do lugar é Abushukri, mas só para garantir, segue a foto do letreiro:



Peixe grelhado: o peixe estava bom, sim, mas nada demais (uma curiosidade: a guia disse que o nome do peixe era Saint-Peter, pois era o tipo de peixe que São Pedro pescava naquelas águas... Achei engraçado, acho que nosso Saint-Peter/ Tilápia não é a mesma coisa...), mas vá lá, comer um peixe pescado (vou crer nisso. É o que me resta!), e à beira do Mar da Galiléia tinha que entrar para a lista, vai!


Armenian Tavern: a cidade antiga de Jerusalém é dividida em 4 bairros (o judeu, o árabe, o cristão e o armênio). E deles, o armênio é o mais fechado, recluso. Turistas e pessoas não-armênias não têm acesso à vida, ao cotidiano deles... Assim, jantar neste restaurante é uma oportunidade de ter um pouco de contato com essa cultura através do ambiente e da comida! A decoração, os objetos, tudo é sui generis, de uma maneira encantadora (para mim, pelo menos, foi como estar num daqueles contos árabes, sabe?); e a comida estava muito saborosa. Eu pedi um mix de várias entradinhas, e o Roger, um prato que ele definiu como “moqueca árabe”, mas que ele adorou!




Machne Yehuda - o mercado mais famoso de Jerusalém tem bares e restaurantes próprios, mas o simples fato de andar por lá e sentir os cheiros e cores diferentes já faz o passeio valer a pena!




Burgers Bar - Ok, pode parecer estranho mas depois de um tempo, você pode sentir vontade de comer um hamburger, ué? Fazer o quê? Mas em vez de ir a um McDonald’s ou equivalente da vida, prove este que não vai se arrepender! Peça o pequeno, que já é enorme. O tempero da carne é ótimo e deixe que o atendente escolha os molhos para você. Ele vai fazer uma mistureba, que no final, funcionará perfeitamente! ;o) A lanchonete é pequena e fica bem na Jaffa Road (uma das principais, fora da cidade antiga). Lá perto, ficam as ruas mais badaladinhas!

Já em Tel Aviv...

Tailor Made - é um bar/ balada/ restaurante perto do bairro de Florentin, um dos bairros “trendy” de Tel Aviv. Fomos junto com alguns amigos que fizemos no albergue de Jerusalém, e com um casal de locais, que escolheu o lugar. Para jantar, não foi a melhor a opção (meu prato era muito pequeno... snif snif), mas o lugar (tem um jardim delicioso!) e o astral eram tão bacanas (e ao mesmo tempo, fica tão escondido. Fica nos fundos de uma loja que aparentemente está fechada...) que eu precisava indicar!

Shawarma Bino - este vai ser difícil de explicar onde fica, porque a única coisa que eu sei é que fica em Jaffa (a antiga cidade de Jaffa, onde Tel Aviv começou) . A dica quem nos deu foi uma moça que encontramos por acaso, e ela ficou toda contente, porque o mapa que estávamos segurando tinha sido elaborado por uma equipe da qual ela fazia parte! Então, ela tinha altas dicas da cidade, como por exemplo, onde encontrar o melhor shawarma da cidade, que ficava num botequinho escondidinho perto de onde estávamos. Se não me engano, fica perto do Relógio de Jaffa, sai perguntando, e com sorte, você acha. Foi mais ou menos assim que nós encontramos! Eu adorei! Peça o pequeno (não existe médio! E o grande é gigante!). Sei lá se é o melhor da cidade, mas para mim, já está de bom tamanho...


Jaffa Port - já que estamos falando de Jaffa, após fazer mais um daqueles “free tours” (que não foi tão excelente quanto os de Jerusalém, para ser criteriosa), não dá para perder esse tipo “mercado gourmet”, com restaurantes e bares que foi remodelado e agora integra a nova cena do Porto de Jaffa, um dos mais antigos do mundo! Tem de tudo: cerveja gourmet, um sanduíche de pastrami imperdível, pizza, até wurst! Eu só não recomendo o tal suco de laranja de Jaffa (aff, muito ácido!)...



Tel Aviv Port- outro “must go”! É uma concentração de restaurantes, bares, lojas etc. no novo porto de Tel Aviv (que fica na parte norte da cidade). Na verdade, a gente foi pra lá com a intenção de conhecer a área, claro, mas com o firme propósito de provar o famoso Shipudei Hatikva, que não só havia sido indicado pelo casal de locais já citados acima, mas também pela guia encontrada ao acaso. Achei a idéia do porto bacana, mas não encontramos o raio do Hatikva!


Mas de qualquer maneira, provamos o famoso Shipudei! Não lembro o nome do restaurante, mas encontra-se em um monte deles. O shipudei nada mais é do que um espetão de carne (eu acho que pode ser de várias coisas, nós provamos o de cordeiro, um que era tipo uma kafta, e o de frango. Todos ótimos, mas ponto para o cordeiro!), mas ele vem sempre acompanhado de uma porção de entradinhas, para comer com um pão delicioso! Dá uma olhada na foto para entender do que estou falando...



Meat Bar - Essa é mais uma opção para quando vc estiver cansado de comer tanto falafel, hummus e afins. Esse é aquele lugar para comer um belo corte de carne! E por isso mesmo, é caro. A indicação foi da Anat, a nossa nova amiga de Tel Aviv! Para nós, brasileiros, tão próximos da Argentina, Uruguai e com as nossas próprias picanhas maturadas etc. e tal, talvez não seja uma coisa tão diferente, mas eu nunca dispenso um bom pedaço de carne mal passada, e uma boa taça de vinho!


"

Se tiver mais dicas de Israel, deixa um comentário aí, por favor!!

Fotos: Patrícia I. 

Um comentário:

  1. boas dicas Fernanda, vc me visitou no meu blog antes do casamento...criei outro enogastrogringo.blogspot.com.br de vinhos e gastronomia claro.
    Da uma olhada, qqur coisa é so perguntar
    abracos!
    alejandro

    ResponderExcluir