quarta-feira, 27 de março de 2013

Rue Montorgueil

Depois de ter escrito sobre os mercadinhos gastronômicos, não posso deixar de escrever sobre a "minha" rue Montorgueil, que, de tão famosa, já foi até tema de Monet...


Ela é um "mercado a céu aberto" e, tradicionalmente, um lugar onde parisienses compram seus mantimentos durante o dia ou voltando para casa. Tem boucherie (açougue), poissonerie (peixaria), boulangerie (padaria), fromagerie (casa de queijos) e todas as outras possíveis eries da língua francesa!
Não bastasse isso para ser perfeita, ela ainda é exclusiva de pedestres e ciclistas!! Um sonho!

Especificamente, cito 4 lugares:

Stohrer - no número 51 (uma boa ideia!), é uma das pâtisseries mais antigas de Paris - foi fundada em nada menos que 1730!!!!!! O fundador simplesmente serviu o Rei Luís XV, para vocês terem uma ideia...!!
O croissant é muito bom (foi votado um dos melhores de Paris), e eles vendem comida para esquentar em casa. As quiches (lorraine e de alho porró) estavam bem gostosas! Tudo tinha uma cara fantástica.

Paul - tá, eu sei... é uma rede... mas, mesmo assim, oferece croissants, pains au chocolat e baguetes super gostosos!!!
E o atendimento é rápido (não exatamente um primor de simpatia, mas sejamos razoáveis, s'il vous plaît...). Bom para o café da manhã do dia-a-dia, em que você tem que comer alguma coisa e seguir para seu passeio!
A da rue Montorgueil fica no número 63.

Le Pain Quotidien - eu nem acredito que fui lá... (porque eu não gosto de comer coisas, quando viajo, que poderia comer aqui em SP) E me arrependo absurdamente. Apesar do pão estar ok e de oferecer geleia (3 opções) gratuitamente, à volonté, na mesa, o serviço foi tão gritantemente ruim e rude que fui embora sem deixar gorjeta (aliás, nos outros lugares, usei os básicos 10% paulistanos como padrão, que foram muito bem aceitos pelos garçons... Alguém sabe qual é a etiqueta??).
Se você acha que garçom carioca é mestre em deixar cliente no vácuo, você precisa ver o francês... é DOUTOR!!!
Fica na esquina com a Saint-Sauveur, quando a Montorgueil já tem outro nome - rue des Petits-carreaux.

Eric Kayser - quase no final da rua (que acaba com um arco de ferro supercharmoso!), essa boulangerie (onde não há onde comer - é para levar/ emporter para casa) SEMPRE está com filinha! Aos domingos, é um entra-e-sai impressionante e, na rua, você vê um monte de gente com uma baguete embaixo dos braços.
A baguete é realmente MUITO boa, bem cascuda e com o interior com grandes bolhas de ar (acho que ia morrer se fosse celíaca). Uma delícia!! Ainda não encontrei nada nem próximo aqui...

Lá na região, ainda há uma concentração de lojas de utensílios de cozinha de fazer frente à Doural (em termos de confeitaria, a Doural fica no chinelo).
Tem a Mora, a A. Simon e a La Bovida - todas na rue Montmartre (uma paralela à Montorgueil), e a E. Dehillerin, muito próxima de lá, na 20, rue Coquillière.
Vale a pena dar uma fuçada em todas as 3 (não chegamos a ir na E. Dehillerin) porque nem sempre o que tem em uma, encontra-se na outra. De forma geral, entretanto, achei os preços da A. Simon melhores. Comprei uma Staub (gosto muito mais delas que das Le Creuset) por EUR 94 (nas outras lojas, encontrei a mesma por EUR 105...), absurdamente mais barata que a mesma panela aqui no Brasil.

E para quem se empolgar com a rue Montorgueil, sugiro dar um pulinho nas Rue des Martyrs (Montmartre) e Rue Mouffetard (Quartier Lartin), que também reunem dezenas de eriezinhas de encher o coração...
De acordo com o Le Figaro, por exemplo, nada menos do que TRÊS dos melhores croissants de Paris ficam na rue des Martyrs!

Também recomendo ler este artigo aqui do David Lebovitz, com impressões e sugestões de lugares. Adorei esse cara!!

...
...
...

O post está no fim e eu ainda estou pasma com a imagem da Stohrer no meio dos revolucionários jacobinos decapitando a Maria Antonieta... é mesmo impressionante a longevidade desse estabelecimento!

Fotos: Musée d'Orsay e Fernanda I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário