segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aniversário de SP

Minha cidade querida faz 456 aninhos de idade hoje!
Para comemorar, tenho três fernandicas para vocês:

1) Livro "A Capital da Solidão", do Roberto Pompeu de Toledo.
O livro conta a história da cidade de São Paulo, com direito a algumas histórias bem curiosas, fruto da pesquisa intensa e minuciosa do autor.
Tenho que admitir que ainda não o li, mas foi o presente de Natal da minha irmã para meu pai, e ele adorou! Leu o livro em um pulinho e achou muito interessante, além de bem escrito.

2) Passeio pelo Centro Histórico.
O Centro tem tanta coisa bacana para se ver que é difícil listar todas... Sugiro o Mercado Municipal, com seus famosos pastéis de bacalhau e sanduíches de mortadela (recheados em demasia, na minha opinião); a Catedral da Sé, linda e imponente; os milhares de sebos perto da Praça João Mendes, a linda e tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco (que é especial lá em casa, porque foi onde minha irmã se formou), o Ed. Altino Arantes (o Banespão) - nosso Empire State!!, que só funciona em horário bancário, infelizmente; o lindo Teatro Municipal, que está em reforma...

Há muitas outras atrações. O negócio é andar bastante, ficar de olho na bolsa (porque não é o arrastão que dizem, mas é bom não parecer turista, né...) e apreciar os antigos prédios da região!

3) Bar da Dona Onça - não poderia faltar uma dica gastronômica...
O endereço deste bar/restaurante não poderia ser mais emblemático: no Copan!!!
Estive lá último sábado, na hora do almoço, para comer as famosas comidinhas de panela de pressão da chef Janaína Rueda, a Dona Onça.
O lugar é bacanudo, com a cozinha parcialmente visível para os comensais, uma grande lousa com os especiais do dia, espelhos para tudo quanto é lado e uma oncinha aqui e outra acolá.
A comida é realmente ótima! A rabada cozida na pressão com polenta (cozida, molinha) e agrião (que chega ainda crocante na mesa) estava desmanchando, soltando do osso sem nenhum esforço. O picadinho de filé com arroz soltinho, ovo frito e tartar de banana, outro carro-chefe da casa, estava memorável, também. Fiquei morrendo de vontade de experimentar a feijoada (que vem com tartar de banana ao invés de banana à milanesa) e a dobradinha, com arroz branco e paio... delícia!!!
De sobremesa, dividimos um trio elétrico: quindim razoável (estava bom, mas há melhores), um pudim de leite SUPERcremoso (o melhor dos três) e um brigadeiro de colher com chocolate meio amargo, muito gostoso e nada enjoativo!




O café vem acompanhado de um brigadeiro em papel de oncinha (charme total) e uma balinha de doce de leite que me lembrou a infância. Tudo isso para adoçar a conta - R$ 52,00 por pessoa (bebidas: água e uma cerveja Gold), que definitivamente não é uma continha qualquer de bar, né...

Voltarei: possivelmente
Para ir: com uma turma legal
Tipo: bar bacana, com comidas fantásticas, tipo o Astor

Fotos: Helio Kwon e Fernanda I.

Serviço de Utilidade Pública: Av. Ipiranga, 200 - Edifício Copan, lojas 27 e 29, Centro - tel. 3257-2016

3 comentários:

  1. Nossa, esse ovo frito veio com a gema mole? Sabia que a Vigilância Sanitária proibiu os estabelecimentos de servirem ovos/gemas (meio ou totalmente) crus?
    Eu li um aviso desses num barzinho que fui mês passado...

    Abre de domingo?

    É muito cheio? Que tipo de gente frequenta o local?

    ResponderExcluir
  2. Não sei se a gema estava mole... eu acho que não, porque não me lembro dela se esparramando pelo prato do HK.

    As pessoas são de uns 30, 40 anos, em grupos sempre (vi uma família tb, oriental, com cara de turista), com cara de rico.
    E acho que abre de domingo, sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou meio atrasada lendo os comentários, mas comecei a rir quando li "com cara de rico" ... hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir