domingo, 23 de agosto de 2009

Carlota

Domingo, sol, calor, fome. Dia perfeito para mais uma de minhas aventuras gastronômicas. Desta vez, para animar minha vó, resolvemos conhecer um lugar muito especial em Higienópolis: o Carlota. Foi uma ótima pedida!

Uma coisa que sempre chama minha atenção num restaurante é o ambiente, a decoração, o design. E já comecei a gostar do lugar pela entrada: casinha de tijolinhos pintados de branco, com uma hortinha de lavandas na calçada e janelinhas com cortinas brancas. Entramos e, por conta da cor branca da casa e das janelas abertas, o ambiente ficou todo iluminado com o luz da rua. Com a brisa e o sol do dia, o ambiente estava com a temperatura super agradável, para embalar meu estômago para mais uma comilança!

Fomos todos de carne. Minha avó, mãe e eu escolhemos um Mignon de Cordeiro com ratatouille provençal e agnolotti de queijo de cabra. Bom, nem preciso dizer que DELÍCIA que estava! Nossa, excelente mistura de sabores, carne super bem preparada e ratatouille bem picadinha. Um luxo! Só achei que o agnolotti veio com muita manteiga. Meu pai pediu uma Milanesa de filet com strozzapreti (massa) ao limone. Bem feito e uma delícia!

Mas o que mais me interessava quando decidi ir neste restaurante eram os doces. TODOS irresistíveis! Fiquei muito tentada a provar a Explosão de Chocolate Toblerone com sopa gelada de pistaches (gente, que chique esse nome!), ou o Souflé de goiabada com calda de catupiry (um dos doces mais gostosos e famosos da casa), mas algo mais simples (e acredito que muito melhor) foi o Carlota Pernambucana: bolinho quente e cremoso de banana com sorvete de canela (ou um petit gateau de banana). Darei um tempo para vocês processarem a delícia que foi quando eu cortei o bolo e senti aquele cheirinho de bananada de vó, escorrendo pelo meu prato e encontrando aquele sorvete delicioso de canela......................................................................... mais um pouquinho de tempo.............................................. ok, lá vai: MEU PAI DO CÉU!!! Muito melhor que petit gateau de chocolate! Muito muito bom mesmo!!! No site ela deixou a receita, que com certeza irei fazer!
Minha mãe foi de petit gateau de doce de leite. Nem eu nem ela gostamos. O problema desse petit gateau é o que acontece com qualquer receita que eu já provei: o bolinho fica embatumado... parece que não assou direito e fica indigesto. Bom, quem dividiu comigo a felicidade da boa escolha da sobremesa foi meu pai, que pediu um pudim de fruta do conde. Gente, comam, é muito bom!!! E olha que eu nem gosto desta fruta.

Fica aqui a minha dica: esse é um daqueles restaurantes para ocasiões especiais, porque a conta não sai barata. Mas vale a pena! E não saiam de lá sem as sobremesas!

Voltarei: sim, principalmente para comer a explosão de toblerone!
Para ir: com a família, namorado(a)
Tipo: restaurante contemporâneo

Post scriptum: Aniversários especiais pedem jantares especiais. Por isso, dia 10 de junho, minha família e eu fomos ao Carlota para comemorar o aniversário da minha mãe.
O lugar é realmente encantador... e a comida é muito, muito boa. Fomos de linguado grelhado, com molho cremoso de limão siciliano, cogumelos sauté e purê de batatas; mignon de cordeiro grelhado com ratatouille provençal e agnolotti de queijo de cabra; filet mignon ao molho de vinho do porto e balsâmico e risoto de figos, e risoto de arroz negro, pato e limão siciliano. O purê do linguado estava excessivamente salgado (a ponto de não se conseguir comer direito), mas os demais pratos estavam dos sonhos.
De sobremesa, pedimos o famosérrimo soufflê de goiabada com calda de catupiry, o Carlota Pernambucana e o pudim de fruta do conde. Todos estavam bons, mas minha fernandica é o pudim: completamente inesperado, ele é delicadamente doce, muito leve e refrescante.
Resumindo: couvert + 4 pratos principais de preço médio + 3 sobremesas + 1/2 garrafa de vinho chileno + 1 taça do mesmo vinho + 4 cafés + águas e outras bebidas não alcóolicas = R$ 450,00.
Realmente não é para o dia-a-dia, mas é uma boa pedida para uma comemoração.
22/06/2010 - Fernanda I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário