quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Panqueique

Você sabia que panqueca é um prato típico holandês???
Pois é, nem eu...
Um amigo holandês que me contou. Dizia que um dia ainda viria morar no Brasil e abrir uma casa de panquecas!
São Paulo bem que precisava de uma...

Enquanto isso não acontece, vou matando minha vontade de panqueca em casa mesmo.
Este prato é uma das minhas especialidades na cozinha (depois de miojão) e, apesar de dar um trabalho dos infernos, eu adoro ficar horas e horas preparando as benditas!
Olha que maravilha:E, agora, lá vão algumas receitinhas da tia Fê para vocês testarem em casa:

Panqueca I
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 2 colheres de chá de manteiga;
- 1 xícara de leite;
- 2 ovos;
- sal a gosto.
Bata tudo no liquidificador.

Panqueca II
- 6 colheres de sopa cheias de farinha de trigo;
- 1 colher de chá de sal;
- 2,5 copos americanos de leite ou 2 ovos.
Bata tudo no liquidificador.

Panqueca III
- 3 ovos;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 100g de queijo ralado;
- 1 colher de sopa de óleo ou manteiga;
- sal a gosto;
- 1,5 xícara de leite.
Bata tudo no liquidificador.

- Eu gosto de misturar a receita II com a III - fazer a II com queijo ralado, por exemplo, porque a receita II é muito líquida e sempre acabo perdendo muita massa na hora da frigideira;
- Peneire a farinha de trigo: isso deixa a massa mais suave e leve;
- Passe um pouquinho (bem pouquinho) de manteiga na frigideira entre uma panqueca e outra (um papel absorvente dobrado ou um pincel para comida ajudam).

Adoro recheios de carne moída com milho (meio estilo tex-mex), abobrinha (sim, fica maravilhoso), palmito... Hmmmm... Já está me dando vontade novamente!

Bom apetite!!!

Foto: Fernanda I.

4 comentários:

  1. Que receita o que?
    Pode preparar que eu vou aí comer !
    HunF!

    ResponderExcluir
  2. Ok, quando vc for me visitar na casa nova, eu faço!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pode fazer para mim tb!!!
    Aliás, tenho que fazer crepes para vc!!! Inclusive, numa de minhas idas a Livraria Cultura, descobri que panqueca e crepe são receitas muuuito parecidas, e muitos até as confundem!
    Mas olha, nada como um crepe francês! Quando faremos a sessão comilança?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir